quinta-feira, 29 de maio de 2014

Última Semana no Aqualab

Como já referi na publicação anterior o meu estágio no Aqualab está prestes a terminar, o que acontece já no fim da corrente semana.

Esta foi uma que se mostrou muito cansativa, já que foi necessário renovar o stock de diluentes e meios de cultura que se costumam preparar no laboratório; também ao nível das saídas de campo (colheitas de amostras de águas e alimentos) o foi pois, tenho acompanhei os técnicos diversos a locais que até agora não tinha ido, por forma, a conhecer diferentes realidades. Foi ainda necessário adquirir (via online) certificados de controlo da qualidade dos meios de cultura utilizados no laboratório, especificamente, na microbiologia. Estes certificados são necessários para controlo da esterilidade dos meios de cultura, ou seja, para garantir a qualidade dos resultados das análises realizadas. O certificado abaixo, fornecido pela empresa Biogerm assenta no modelo previsto pela norma ISO/NP 11133-2.




sábado, 17 de maio de 2014

Acontecimentos Semanais

Olá Caríssimos Leitores!

O meu estágio no Laboratório Aqualab está, infelizmente, a chegar ao fim; faltam apenas duas semanas. Este tem sido um estágio muito interessante e muito enriquecedor para o meu percurso curricular.


Durante esta semana deparei-me com uma situação interessante: a contaminação por Clostridium de uma Água destinada ao Consumo Humano. Como futura Técnica de Saúde Ambiental comecei logo a pensar o que teria originado esta contaminação, o que provoca na saúde humana e formas de eliminar. Pois bem, continuem a ler a minha publicação nela encontrarão as repostas às perguntas anteriores.

O Clostridium perfringens é um indicador eficaz de contaminação fecal; pode ser encontrado em alimentos enlatados mal cozinhados ou mal esterilizados e em águas de superfície. Encontra-se de forma comum no tracto intestinal humano e de animais de sangue quente encontrando-se amplamente distribuído na natureza, principalmente no solo e em águas contaminadas com fezes.

É um bacilio Gram positivo, anaeróbio, esporulado e resistente à depuração da água. Os esporos são excepcionalmente resistentes a condições ambientais aquáticas adversas como radiação UV, temperatura e pH extremos e a processos de desinfecção (cloragem), podendo sobreviver nesta forma durante longos períodos.

Legislação Aplicável
Decreto-Lei nº 306/2007 de 27 deAgosto – estabelece o regime jurídico da qualidade da água destinada ao consumo humano (…) tendo por objectivo e proteger a saúde humana dos efeitos nocivos resultantes da eventual contaminação dessa água.

Ø  Valores Paramétricos – Parâmetros Indicadores da Qualidade da Água:


Como se pode constatar através da análise do quadro acima, o Clostridium perfringens é um dos parâmetros mais existentes em termos de resultados pois, o valor limite é de 0 N/100ml. “Verificada uma situação de incumprimento dos valores paramétricos do presente decreto -lei, as entidades gestoras devem investigar imediatamente a sua causa e adoptar as medidas correctivas necessárias para restabelecer a qualidade da água destinada ao consumo humano, tendo especialmente em atenção o desvio em relação ao valor paramétrico fixado e o perigo potencial para a saúde humana”.


Efeitos na saúde humana

Apresenta potencial patogénico devido à produção de toxinas; pode provocar dores abdominais e diarreias.

 Deve ser tido em conta para a análise de risco para a saúde pública que o Clostridium perfringens constitui um bom indicador da eficácia, da desinfecção e dos processos físicos de tratamentos, tais como a filtração relativamente a vírus e protozoários. 

Métodos de Tratamento

A monitorização frequente das origens de água pode antecipar a detecção de potenciais problemas e permitir à Entidade Gestora actuar no sentido da sua prevenção. A monitorização da água na origem deve ser efectuada não só através do controlo analítico da água mas também através de visitas ao local. Os parâmetros a controlar e a sua frequência devem ser adaptados a cada situação, em função das características da qualidade da água e dos riscos identificados.

Como o C. perfringens é um bacilo esporulado é pouco sensível aos processos de desinfecção mais comuns, nomeadamente, como cloro e dióxido de cloro. Nestes casos, a aplicação de um tratamento sequencial como a coagulação/clarificação e/ou filtração podem auxiliar na redução global deste microrganismo. Os tratamentos mais eficazes para a sua redução são: ozonização, ultravioleta (em águas com baixa turvação), ultrafiltração e filtração rápida sobre filtros optimizados para este fim.



Fontes:
Ø  Clostridium perfringens – Comissão Especializada de Qualidade da Água, Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas.        
Ø  Fluka Analytical - Surface Water a Source of Clostridium perfringens.
Ø   WHO (2011) - Guidelines for Drinking-Water Quality, fourth edition, Geneva.
Ø  Instituto Regulador de Águas e Resíduos - Controlo Operacional em Sistemas Públicos de Abastecimento de Água.

Fontes Complementares: Consumo de Água de Nascentes Naturais – Um Problema de Saúde Pública; Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, Departamento de Saúde Ambiental. 

sábado, 10 de maio de 2014

Actividades Semanais

Após uma semana que se mostrou diferente do habitual foi, então, altura de voltar à rotina, de uma certa forma.

Como é habitual na segunda-feira dediquei-me à preparação de alguns meios de cultura. Para além dos habituais destaco dois que fiz pela primeira vez: Acetamida e Lactose-Gelatina.
Ø  Acetamida: meio de cultura utilizado para confirmação de bactérias gram-negativas, particularmente, Pseudomonas aeruginosa; estes microorganismos têm a capacidade de produzir amónia a partir da acetamida. As Pseudomonas são organismos capazes de crescer em água a concentrações muito baixas de nutrientes.
Os principais indicadores de qualidade da água são Escherichia coli e Enterococos contudo, a contagem de Pseudomonas aeruginosa, em águas de recreio pode ser útil em casos de suspeita de descargas resíduos de papel e celulose ou de efluentes de fábricas têxteis.
Ø  Lactose-Gelatina: é um meio de cultura que tem como finalidade verificar se há crescimento de Clostriduim perfringens; o meio contém lactose para testar a fermentação e gelatina para testar a liquefacção. A fermentação da lactose é indicada através da presença de bolhas de gás, bem como uma alteração da cor do meio (vermelho para amarelo).



Pesquisa e Quantificação de Legionella
         Durante esta semana de estágio tive oportunidade de auxiliar na pesquisa e quantificação de Legionella; é um processo complexo mas muito interessante e inovador.
         Encontram-se presentes em ambientes aquáticos um grande número de bactérias. Muitas são inócuas para o ser humano mas outras, como a Legionella ou Pseudomonas são responsáveis por infecções ou doenças e outras são indicadoras da qualidade/poluição da água, como a E.coli.
         Um controlo regular da presença de bactérias nos sistemas de distribuição de água, jacuzzis, piscinas, piscinas de hidroterapia, e/ou nos sistemas de água potável ou de água proveniente de processos industriais, é a única forma de prevenir doenças ou infecções. A detecção e enumeração de bactérias patogénicas e de indicadores da qualidade da água são obrigatórias e recomendadas em muitos países desenvolvidos.

Existem, de um modo geral, dois métodos de detecção de Legionella em amostras de água: o método baseado na Reacção Polimerase em Cadeia (PCR) em tempo real e o método baseado em meios de cultura (Clássico). Os métodos convencionais apresentam alguns inconvenientes, como a baixa sensibilidade e longos períodos de incubação, enquanto que o método baseado na técnica PCR em tempo real permite a detecção em 24 horas. Quando é utilizada a técnica PCR em tempo real, as sequências de DNA específicas de cada estirpe são amplificadas e detectadas em tempo real através de sondas fluorescentes.
No laboratório Aqualab é utilizado o Kit Aquadien para purificação e extracção do DNA de Legionella presente em amostras de água. O princípio da extracção do DNA baseia-se na lise alcalina da bactéria na presença de um choque térmico e a purificação do DNA é feita através de ultrapurificação.
Quando se trata de detectar uma bactéria com o potencial patogénico da Legionella, é de especial importância obter resultados o no menor espaço de tempo possível, a fim de infectar o menor número de pessoas, ou seja, prevenir.
Caso a seja detectada Legionella na rede de abastecimento de um determinado edifício ou espaço devem ser tidos em conta alguns cuidados de desinfecção. Consulte a seguinte publicação acerca de prevenção de Legionella em sistemas de abastecimento de água: http://www.sainfinityines.blogspot.pt/2013_10_01_archive.html









               Ficha de Produto – Gelatin Lactose Medium;
           
               Guia de Utilização, Kit Aquadien – Bio-Rad Laboratories ; pág. 3;
              
               Legionella  Monitorning, Water Testing - Bio-Rad Laboratories.