sábado, 17 de maio de 2014

Acontecimentos Semanais

Olá Caríssimos Leitores!

O meu estágio no Laboratório Aqualab está, infelizmente, a chegar ao fim; faltam apenas duas semanas. Este tem sido um estágio muito interessante e muito enriquecedor para o meu percurso curricular.


Durante esta semana deparei-me com uma situação interessante: a contaminação por Clostridium de uma Água destinada ao Consumo Humano. Como futura Técnica de Saúde Ambiental comecei logo a pensar o que teria originado esta contaminação, o que provoca na saúde humana e formas de eliminar. Pois bem, continuem a ler a minha publicação nela encontrarão as repostas às perguntas anteriores.

O Clostridium perfringens é um indicador eficaz de contaminação fecal; pode ser encontrado em alimentos enlatados mal cozinhados ou mal esterilizados e em águas de superfície. Encontra-se de forma comum no tracto intestinal humano e de animais de sangue quente encontrando-se amplamente distribuído na natureza, principalmente no solo e em águas contaminadas com fezes.

É um bacilio Gram positivo, anaeróbio, esporulado e resistente à depuração da água. Os esporos são excepcionalmente resistentes a condições ambientais aquáticas adversas como radiação UV, temperatura e pH extremos e a processos de desinfecção (cloragem), podendo sobreviver nesta forma durante longos períodos.

Legislação Aplicável
Decreto-Lei nº 306/2007 de 27 deAgosto – estabelece o regime jurídico da qualidade da água destinada ao consumo humano (…) tendo por objectivo e proteger a saúde humana dos efeitos nocivos resultantes da eventual contaminação dessa água.

Ø  Valores Paramétricos – Parâmetros Indicadores da Qualidade da Água:


Como se pode constatar através da análise do quadro acima, o Clostridium perfringens é um dos parâmetros mais existentes em termos de resultados pois, o valor limite é de 0 N/100ml. “Verificada uma situação de incumprimento dos valores paramétricos do presente decreto -lei, as entidades gestoras devem investigar imediatamente a sua causa e adoptar as medidas correctivas necessárias para restabelecer a qualidade da água destinada ao consumo humano, tendo especialmente em atenção o desvio em relação ao valor paramétrico fixado e o perigo potencial para a saúde humana”.


Efeitos na saúde humana

Apresenta potencial patogénico devido à produção de toxinas; pode provocar dores abdominais e diarreias.

 Deve ser tido em conta para a análise de risco para a saúde pública que o Clostridium perfringens constitui um bom indicador da eficácia, da desinfecção e dos processos físicos de tratamentos, tais como a filtração relativamente a vírus e protozoários. 

Métodos de Tratamento

A monitorização frequente das origens de água pode antecipar a detecção de potenciais problemas e permitir à Entidade Gestora actuar no sentido da sua prevenção. A monitorização da água na origem deve ser efectuada não só através do controlo analítico da água mas também através de visitas ao local. Os parâmetros a controlar e a sua frequência devem ser adaptados a cada situação, em função das características da qualidade da água e dos riscos identificados.

Como o C. perfringens é um bacilo esporulado é pouco sensível aos processos de desinfecção mais comuns, nomeadamente, como cloro e dióxido de cloro. Nestes casos, a aplicação de um tratamento sequencial como a coagulação/clarificação e/ou filtração podem auxiliar na redução global deste microrganismo. Os tratamentos mais eficazes para a sua redução são: ozonização, ultravioleta (em águas com baixa turvação), ultrafiltração e filtração rápida sobre filtros optimizados para este fim.



Fontes:
Ø  Clostridium perfringens – Comissão Especializada de Qualidade da Água, Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas.        
Ø  Fluka Analytical - Surface Water a Source of Clostridium perfringens.
Ø   WHO (2011) - Guidelines for Drinking-Water Quality, fourth edition, Geneva.
Ø  Instituto Regulador de Águas e Resíduos - Controlo Operacional em Sistemas Públicos de Abastecimento de Água.

Fontes Complementares: Consumo de Água de Nascentes Naturais – Um Problema de Saúde Pública; Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, Departamento de Saúde Ambiental.